Turma e o Curso

quinta-feira, 11 de março de 2010

Animação do Começo ao Fim !!!



Entrevista feita pelo Setor de Imprensa da UNIPAR

segue o link:
http://www.unipar.br/home/principal.php?pagina=20&desc=noticia&id=2295

ou:


PRIMEIRA TURMA DE BIOMEDICINA DA UNIPAR COMEÇA ANIMADA

Curso preenche os requisitos da turma, formada por alunos de toda a região

Neste ano, a Universidade Paranaense – UNIPAR contemplou Umuarama com mais um curso de graduação na área da saúde. Com trinta alunos, o Campus-Sede abre sua primeira turma de Biomedicina. As aulas começaram há quase um mês e já despertam vocações em diferentes setores.

A novidade atraiu alunos de toda a região. Oito são de fora. Graziela Rodrigues, de Palotina, sente-se feliz em fazer parte desta primeira turma: “Procurei muito até me identificar com uma profissão e posso dizer que estou adorando o curso, principalmente por termos aulas práticas já no primeiro ano. Pretendo seguir carreira na área de perícia ou reprodução assistida”.

A referência da UNIPAR em ensino superior, em nível de graduação e pós-graduação, trouxe também para Umuarama a estudante Patrícia Pioto, de Assis Chateaubriand: “O campo de atuação do profissional tem tudo a ver com o meu perfil. Procurei a UNIPAR por oferecer um ensino de qualidade e ser reconhecida no Estado. Fui atraída pelas muitas curiosidades desta área”.

Sobre ficar longe de casa, ela destaca: “Dá saudade, mas tenho um objetivo e, em compensação, aqui é uma cidade gostosa e com boas pessoas para se fazer amizades”.

O curso trará vantagens para Umuarama e cidades vizinhas, atenta o coordenador, professor Fábio Botteon, que é de Tupã/SP. Segundo ele, a graduação visa agregar valor na área de análises clínicas, análise de citopatologia oncótica, análise ambiental e de alimentos, entre outras.

Fôlego não falta. Neste início de ano, a turma já montou um blog, para que possam interagir e, ao mesmo tempo, divulgar o curso, a profissão e as atividades desenvolvidas, para os seus amigos e à comunidade. Colaboraram para criar o endereço (www.turmabiomed.blogspot.com) os acadêmicos Leandro Pereira e Marcelo Froza.

No blog, o coordenador, que é mentor da ideia, fala da proposta da graduação de oferecer embasamento humanístico e técnico aos seus acadêmicos: “O curso surgiu da necessidade de aprimorar as ciências que buscam conhecer o homem em sua complexidade e suas inter-relações com o ambiente que o cerca. Para isso, foi criado um profissional conhecedor da fisiologia do seu corpo, das alterações patológicas quando o mesmo já não se encontra em perfeita harmonia ou é agredido, e dominador de técnicas capazes de complementar o diagnóstico, o tratamento e a profilaxia de doenças”.

BOM PARA UMUARAMA

A maioria dos estudantes afirma que vários motivos os trouxeram para a UNIPAR. Infraestrutura moderna, professores titulados e boa localização de seus Campi são os principais argumentos. “Tinha me programado para estudar no Campus de Cascavel, mas a notícia de que a UNIPAR abriria o curso aqui foi muito boa; assim, posso ficar em casa e continuar a trabalhar na empresa dos meus pais”, diz o umuaramense Marcelo Froza. “Recebi muito estimulo da minha família, de tios que trabalham na área e da minha mãe, que já trabalhou em laboratório; também sempre tive curiosidade sobre como ‘funciona’ a bioquímica”.

Com aulas dinâmicas e criatividade, a turma se mostra bem animada para enfrentar os quatro anos de estudo, em período integral. “O curso está superando as minhas expectativas, ainda mais nas áreas de bioquímica e anatomia humana”, diz Rhanany Palozi, que reside em Umuarama. “Já consigo vislumbrar um futuro na área de perícia ou em um laboratório próprio, áreas com que me identifico”.


=DD